sexta-feira, 4 de março de 2011

JAGUATIRICA

A luz da lua e das estrelas, coada pela folhagem espessa da mata, recobre de manchas irregulares os galhos e o solo mais abaixo. Contra esse fundo pintado de claro e escuro, o pêlo da jaguatirica torna-a quase invisível.
Em seu andar macio e ágil de felino, ela percorre a floresta para caçar, toda noite. Com organismo parecido com o doleão, do leopardo e da onça (carnívora, intestino curto, digestão rápida), ela não pode passar muito tempo sem comer. Nem escolher muito, contanto que se trate de carne viva, e de bicho que ela possa vencer em combate (ao contrário da onça, que é mais voraz, a jaguatirica despreza os peixes, que a onça pesca e ela não). Ataca e devora quatis, macacos, veados e principalmente aves.


 Na floresta, nem o ouriço lhe escapa.
Quando topa com um, fica rodeando até poder esmagar-lhe a cabeça com uma potente abocanhada.
Depois, arranca todos os espinhos do bicho (e alguns do próprio focinho, que fica bem espetado durante o combate) e só então vai comê-lo.
Assim apta para a vida de violência, e muito prolífera, a jaguatirica é animal bastante comum nas florestas de toda a América.

As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos.
O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos.
Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, é possível que viva menos na natureza.



Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg.
No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal e Caatinga.
Bicho feroz e forte, apesar do tamanho, a jaguatirica abate com facilidade animais de porte bem maior que o dela.
É o caso do veado: se não puder fugir, tem apenas um minuto de vida.


Acessem esse site pois lá tem um monte de animais para pesquisa, eu recomendo, é bem legal.

                                                           http://www.ninha.bio.br/

Imaginem que uma escola de samba de São Paulo quer desfilar com uma Jaguatirica no sambódromo. Achei uma judiação isso, porque esse animal está em extinção. Ainda bem que o IBAMA proibiu e disse ser crime ambiental.
Até mais
David

Nenhum comentário:

Postar um comentário