sexta-feira, 11 de março de 2011

Água Viva



Elas são quase transparentes e têm a consistência gelatinosa. A água-viva parece um animal inofensivo, mas quando entra em contato com a pele humana pode provocar queimaduras leves e até irritações graves.

A água-viva ou medusa pertence ao grupo dos cnidários. Na costa brasileira não há espécies deste animal que levem à morte, mas em outros países, como Austrália, por exemplo, há registros de casos fatais.

Estes animais possuem células especiais chamadas de cnidoblastos, que liberam uma substância urticante que acaba irritando a pele. No Brasil, as espécies que possuem ação tóxica sobre o homem são a Chiropsalmus quadrumanus (de pequeno porte e encontrada no litoral nordeste) e Tamoya haplonema (animais maiores, normalmente encontrados em mar-aberto).

Outro animal, confundido com a água-viva é a caravela, que possui tentáculos que podem medir até três metros de comprimento. As caravelas vivem em mar aberto e as correntes marinhas acabam arrastando estes animais até as praias. Se os tentáculos destes animais entrarem em contato com a pele humana, podem causar inchaço, vermelhidão, muita dor e coceira.



Autor(a): Mariana Mesquita.
Fonte: Fundação para Desenvolvimento das Ciências.



Venho pesquisando sobre esse animal, mas  a minha dúvida é se existe gelatina do mar, ou se todas essas gelatinas transparentes que eu encontro na areia são águas- vivas ou se são apenas essa tal gelatina que as pessoas daqui me falam. Já pesquisei pela net, mas não encontrei nada sobre essa gelatina, portanto estou achando que se trata de água viva.
Enviei e-mail para especialistas, vamos aguardar se alguém responde e então trarei a certeza para voces.


Até mais...
David 

Nenhum comentário:

Postar um comentário