sábado, 26 de fevereiro de 2011

BICHO-PAU



  Classe: Insecta

Ordem: Phasmatodea
Família: Phasmidae
Nome popular: Bicho-pau
Nome em inglês: Stick insect
Nome científico: Phibalosoma phyllinum
Distribuição geográfica: Leste e norte da América do sul
Habitat: Florestas tropicais, entre a folhagem.
Hábitos alimentares: Herbívoro
Reprodução: Ovípara. Os ovos são arremessados pela mãe a grandes distâncias na ocasião da postura para que os filhotes se distribuam em áreas maiores e distantes da mãe.
Período de vida: entre 18 (machos) e 30 meses (fêmeas).


O bicho-pau possui uma das adaptações mais fascinantes do reino animal, a camuflagem. É um animal que pode passar horas paralisado em um galho de árvore, sem que seja notado.
 

O bicho pau é um inseto totalmente inofensivo e de movimentos lentos, vale-se desta curiosa estratégia para se defender de predadores, principalmente de aves. Se não bastasse sua camuflagem, algumas espécies de bichos-pau ainda eliminam um fluído leitoso e repugnante para se defender enquanto outras, têm o poder de regenerar membros perdidos. Os ovos desses insetos são muito parecidos com sementes, lançados ao acaso pelas fêmeas no solo. De maneira geral, elas não escolhem lugares especiais para postura, simplesmente deixam os ovos caírem no chão. O desenvolvimento do embrião é lento, demorando de 100 a 150 dias para eclodir.
 

Após a eclosão, o jovem inseto é chamado de ninfa e sua forma  é semelhante a dos adultos. Curiosamente, pouco depois do nascimento, fica bem maior do que o ovo que o abrigava. Isso ocorre porque o corpo do inseto distende assim que ele nasce.
Os bichos-pau vivem em plantas, se alimentam de folhas e brotos principalmente de goiabeiras e pitangueiras e nunca chegam a uma população suficientemente numerosa para causar danos a agricultura.
Esta espécie de bicho pau é uma das maiores espécies que existem no Brasil, com fêmeas com cerca de 22 cm em média. Os machos são bem menores e com asas. Possuem hábito noturno e ocorrem no Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo e Amazônia.
Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Daniela Taurisano
Bióloga aprimoranda da Divisão de Ensino e Divulgação


Vale a pena conferir este link, tem mais informações sobre esse bicho pau gigante: 





Na floresta de Bornéu, uma ilha na Ásia, há bichos curiosos. Foram descobertas ali 123 novas espécies só nos últimos três anos, incluindo o maior inseto do mundo: um bicho-pau com quase 60 cm de comprimento.


Boa Noite!
David

Um comentário:

  1. Está muito legal o seu blog!
    Adorei as fotos e a escolha dos temas!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir