domingo, 27 de fevereiro de 2011

GATOS

O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um animal da famíla dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador  natural de diversos animais, como roedores,pássaros , lagartixa e alguns insetos.

A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o  Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período Paleoceno, e que possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução do gato deu origem ao Dinictis, espécie que já apresentava a maior parte das características presentes nos felinos atuais. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África Subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.
Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às supertições, passando por personagens de desenhos,tiras de jornais , filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato Tom, Frajola, Gato Félix, Gato de Botas e Garfield.

Registros encontrados no Egito, como gravuras, pinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os egípcios data de pelo menos 5 000 anos. Elementos encontradas em escavações indicam que, nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados. Bastet (Bast ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno. 

Para saber mais entrem nesse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato

As fotos abaixo são da coleção de felinos que temos em casa. Minha gata Grace Augustine criou e não tivemos coragem de doar os filhinhos rsrsrs
A primeira foto sou eu e o Carninha, nessas fotos eles ainda estão bem pequenos.

Esta é minha irmã Stella e a Grace tirando uma soneca

Temos: Grace, Carninha, Sofia, Flor, Flora, Jasmim e Dickinson, 
                                          










Na próxima postagem vou mostrar meus cães, os dois resgatados da rua, mas muito especiais...
Boa noite
David

Nenhum comentário:

Postar um comentário