domingo, 17 de abril de 2011

ARACNÍDEOS- ARANHA DA GRAMA OU TARÂNTULA

 Olá Pessoal!!
Estive longe esses dias porque estava em Araras-SP e sempre que vou pra lá posso conhecer de perto alguma espécie que eu nunca tinha visto antes tão perto. Desta vez foi a Aranha de Grama que tem de monte na casa da minha vó, no quintal.
foto tirada por mim na porta do quarto da minha avó...  

ARANHA DA GRAMA ou TARÂNTULA (Lycosa erythrognatha)
Características � também conhecida como tarântula, é uma aranha pequena e venenosa. São aranhas comuns no nosso dia a dia. Coloração acinzentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões. Q uelíceras tem pêlos vermelhos. No cefalotórax possuem faixas claras e no dorso do abdômen existe um desenho preto em forma de seta que é a característica principal. O macho geralmente menos robusto que a fêmea, tem a coloração do corpo acinzentada e o abdômen sempre menos volumoso. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 a 3 cm. Vivem cerca de dois anos e meio.
Habitat � gramados, pastos e residências.
Ocorrência � todo o Brasil
Hábitos - utilizam o salto para capturar a vítima. Corre rápido quando descoberta. Não é agressiva, mas pica se molestada ou quando colocamos a mão ou os pés acidentalmente. Costumam cavar galerias onde se refugiam, os machos são errantes. Hábitos diurnos. Não faz teia. São aranhas astutas, caçadoras , ágeis e capturam suas presas no pulo e matam-na com sua peçonha.
Alimentação � carnívoras.
Reprodução � a fêmea produz uma ooteca de cor cinza, que possui em média 800 ovos ou mais, é normal produzir três ootecas depois da cópula, sendo  que  pode  morrer  após  a última  postura.  A  ooteca é presa por teia sob as fiandeiras onde ela carrega para todo o lugar, quando os filhotes nascem, estes sobem no dorso da mãe até completar as trocas de pele necessárias para que consiga caçar sozinho. Costuma carregar a ooteca presa ao abdome na época de reprodução.
Ameaças � matança indiscriminada.
Cuidados - os acidentes são freqüentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro. A picada possui ação local, necrosante, cutânea, produzindo uma ardência no local, sem maiores conseqüências, sem intoxicação geral alguma, seja do sistema nervoso ou circulatório. A dor pode ser acalmada através de analgésicos orais. Não há perigo de vida. Tratamento: soro antilicósico, pomadas antinflamatórias, antihistamicas e antibióticos e os acidentes por este gênero são destituídos de importância médico-sanitária.
Até mais!!!
David

Um comentário:

  1. hoje capiturei uma dessas e coloquei em um pote , alame picou e estou me sentindo estranho no local que ela me picou .E essa dorzinha tah se alastrando, oque eu faço???????????????????????????SOCORRO

    ResponderExcluir