quinta-feira, 2 de junho de 2011

SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO E SORTEIO!!!

                                lugar muito bonito, com uma casa grande, antiga 
                              onde tudo é muito amplo, fresco e cheio de fantasias



Narizinho, Tia Nastácia, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Emília são personagens que marcaram o mundo encantado das crianças e que ficaram na memória de cada um de nós, brasileiros apaixonados pela cultura popular.
Os olhos ainda brilham, o coração continua a bater forte e a imaginação vai longe, é assim que nos sentimos ao entrar no Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, situado na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.
A criatividade de Monteiro Lobato vai tramando uma série infinita de cenas e aventuras em que a realidade e a fantasia, tratadas por sua poderosa imaginação, se misturam de um modo pessoal e inconfundível.
O verde das árvores, o vento forte e as esculturas espalhadas pelo “quintal” da casa, recheada de história e fantasia contagiam a todos: crianças, jovens, professores, monitores e até mesmo aqueles que incorporam seus personagens.
A antiga casa, construída em taipa de pilão com painéis de pau-a-pique, fica numa típica chácara das chamadas “Cidades do Café”. Por tais motivos, é considerada patrimônio arquitetônico nacional, tombada pelo IPHAN e CONDEPHAAT, conta o personagem Visconde de Sabugosa (Alessandro Ferreira).
No local podemos passear pela biblioteca e encontrar toda a coleção de livros do escritor, uma exposição da vida e obra de Monteiro Lobato, contando sua trajetória de grandes momentos, marcados por uma rica obra dedicada tanto a adultos e principalmente crianças e também por vários empreendimentos e realizações.
Na cozinha da Tia Nastácia as crianças podem ouvir as histórias contadas pelos personagens... (Ops, fomos interrompidos pela sapeca boneca Emília e seu fiel escudeiro, Visconde de Sabugosa, eles vieram contar que depois vamos ao teatro). Então... conhecer um pouco dos utensílios usados na época, como o armário que existe há mais de 400 anos e era usado como geladeira. Ele foi feito de uma madeira gelada, a araucária. Pinheiros típicos das regiões frias da Mata Atlântica, podem ser encontrados na cidade de Campos do Jordão e no Sul do nosso país.




Lá no Teatro:
“Dona Benta e Tia Nastácia ficam assustadas ao ver o Príncipe Escamado vestido de rei e sua estranha comitiva em volta da casa. Ficam ainda mais assustadas quando descobrem que o peixinho fala...” quer saber mais? Visite o sítio!
Cadeiras lotadas, muita atenção e magia nos olhos das crianças que assistiam a peça “O Casamento de Narizinho”, contada pelo ilustre Taubateano Monteiro Lobato no Livro “Reinações de Narizinho”.
Para complementar nossa visita os personagens que compõem o sítio contam como surgiram. Além de atuar, os atores conhecem de pertinho a vida de cada um deles, vejam só:
Emília (Francine Lobato) – E falou, falou, falou mais de uma hora sem parar. Assim é Emília, uma boneca muito sapeca. E disse: - Eu tenho cabeça, tenho pernas, tenho braço, tenho barriga e tenho o Visconde.
Como é o Visconde de Sabugosa (Alessandro Ferreira)? – Criado pelas mãos de tia Nastácia, o Visconde de Sabugosa é um sábio. Nasceu de um sabugo de milho e, devido a sua constituição física, morre de medo de passar perto do galinheiro. Uma vez pegou bolor e chegou até a morrer, mas Emília guardou o sabugo e tia Nastácia fez outro. Vive sendo escravizado por Emília, que não respeita sua sapiência, fidelidade e nobreza. Ê Emília, você não tem jeito mesmo...
E a Tia Nastácia (Adalgiza Américo)? – Totalmente sem cultura, com um sotaque do interiorrrrr. A melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem.
Você é parecido com o Pedrinho (Felipe Gomes)? – Só um pouquinho. Neto de Dona Benta, é um garoto muito esperto e valente, não troca suas férias no sítio por nada neste mundo.
A menina Narizinho (Carlina Lima)? – Narizinho é uma menina muito inteligente e meiga. Encanta a todos por onde passa, desde a Grécia antiga até o Reino das Águas Claras, chegando no Sítio.
E quem não poderia faltar? A Dona Benta (Renata Baptista) – Essa senhora com cerca de 60 anos, é a dona do Sitio do Pica-Pau Amarelo e a melhor contadora de histórias já vista.






Na TV – Uma outra versão foi criada para a televisão, bem mais moderna que a antiga. Além dos estudantes, em sua grande maioria formada por crianças, as pessoas que mais aguardam o programa são as que já assistiram às adaptações anteriores.
A nova versão das histórias do escritor Monteiro Lobato adaptada para televisão utiliza recursos de computação gráfica nas cenas em que bichos, legumes e bonecas falam. O sítio de Dona Benta, avó do Pedrinho e da Narizinho, ganha computador, forno de microondas, automóvel e até celular, mas as aventuras continuam misturando a realidade e a fantasia, com uma linguagem mais moderna. Também uma aventura fantástica.
Se você quiser levar sua turminha, agende uma excursão de terça a sexta-feira, das 09h às 11h30min com 45 dias de antecedência pelo telefone (12) 3625-5062.
O “Sítio do Pica-Pau Amarelo” está localizado na Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde na cidade de Taubaté – SP, CEP: 12050-730 (Próximo ao Relógio da CTI). De quarta a domingo são apresentadas duas peças teatrais diárias, às 10h e às 16h, voltadas ao público infantil, adaptações de obras clássicas encenadas pelos atores e monitores do Sítio.



Fotos: Mauro A. Thomaz de Almeida

Achei muito legal esse lugar e não vejo a hora de conhecê-lo.
Minha mãe já me prometeu me levar lá em breve...
Este é o post do sorteio e eu estou contando com vocês para a divulgação de meu blog.
Acessem o blog Bonecas da Stella para saber mais:
http://bonecasdastella.blogspot.com/2011/06/sorteio-sorteio-sorteio.html
Bonecas sorteadas:


Boa Sorte!!!
Obrigada
David

11 comentários:

  1. Oláa, belo blog!
    estou participando do sorteio das bonecas =)

    bjaaoo

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,

    Parabéns pelo seu blog!!!!!
    Eu e minha filhinha estamos participando do sorteio das bonequinhas, obrigada pela oportunidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi David!
    Tô participando, viu?
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  4. PUXA QUE SAUDADE DA MINHA INFÂNCIA...QUANDO ASSISTIA AO SITIO DO PICA-PAU AMARELO!!!

    PARTICIPANDO DO SORTEIO!!!

    BJSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. oi David
    eu estou participado viu ?
    um beijao
    Cris !!!!

    ResponderExcluir
  6. oi David

    tem selinho pra vc la no blog

    beijinho

    Cris !!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi David!
    Estamos participando!
    Bjo e boa Semana!

    ResponderExcluir
  8. Sou fã de Monteiro Lobato desde pequenina, quando meu pai me deu a coleção completa e eu viajava e sonhava com as histórias do Sítio do Pica-Pau-Amarelo... E lá se vão muuuuitos anos... Até hoje me emociono quando vejo algo referente a essas histórias e é muito bom saber que são curtidas ainda hoje. Participando e divulgando... Parabéns♥♥

    ResponderExcluir
  9. Divulgado no meu facebook
    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=137565882984476&id=100001503527846

    ResponderExcluir