quarta-feira, 25 de maio de 2011

Imagens de Satélite de vulcões em várias regiões e Vucão Grimsvotn

Imagens feitas por satélites da Nasa mostram a atividade do vulcão Grimsvotn, na Islândia, que entrou em erupção no último sábado, e ajudam a mostrar a dimensão e o impacto do fenômeno


A erupção do Grimsvotn já provocou o cancelamento de centenas de voos na Europa.
No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, gerando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões).
As imagens feitas pela Nasa ajudam especialistas a estudar erupções e muitas vezes até servem como primeiro alerta para as atividades vulcânicas.
Em maio de 2006, o início da erupção do vulcão Cleveland, no Alasca, foi visto inicialmente por ocupantes da Estação Espacial Internacional, que avisaram o Observatório de Vulcões do Alasca.
Outras imagens registradas pela Nasa incluem as erupções recentes do monte Etna, no sul da Itália, do vulcão Mayon, nas Filipinas, e dos vulcões Mauna Loa e Mauna Kea, no Havaí.

Vulcão Cleveland, no Alasca



Vulcão Santa Ana, em El Salvador


 Vulcão do monte Etna, na Itália


 Vulcão Sarychev, nas ilhas Kurilas


Vulcões Mauna Kea e Mauna Loa, no Havaí


Vulcão Saint Helens, nos EUA


Vulcão Mayon, nas Filipinas


Achei muito interessante essas fotos de vulcões e muito bonitas também.
Espero que gostem
Até mais
David

domingo, 22 de maio de 2011

Vulcão Grimsvotn entra em erupção na Islândia e espaço aéreo islandês é fechado por causa do vulcão

O vulcão Grimsvotn, em uma enorme geleira no sudeste da Islândia, lançou uma coluna de fumaça de cerca de 15 km de altura

Um vulcão entrou em erupção debaixo da maior geleira da Islândia, mas um geologista afirmou que não acredita que o fenômeno possa causar a mesma interrupção no tráfego aéreo europeu como a que foi causada por uma outra região do país no ano passado.
O vulcão Grimsvotn, localizado sob uma enorme geleira no sudeste da Islândia, lançou uma coluna de fumaça branca de cerca de 15 km de altura, afirmou o geologista Hjorleifur Sveinbjornsson, do gabinete de meteorologia, à Reuters. Ele afirmou que o Grimsvotn explodiu em 2004.
"Pode ser uma erupção grande, mas não deve ser como a do ano passado", disse o cientista, referindo-se à erupção ocorrida sob outra geleira em 2010 e que causou um caos aéreo na Europa ao espalhar cinzas na atmosfera.

 

Espaço aéreo islandês é fechado por causa de vulcão



A AGÊNCIA EUROPEIA PARA A SEGURANÇA NA NAVEGAÇÃO AÉREA (EUROCONTROL) CONFIRMOU

NESTE DOMINGO O FECHAMENTO TEMPORÁRIO DO ESPAÇO AÉREO DA ISLÂNDIA POR CAUSA DA NUVEM DE CINZA PROVOCADA PELA ERUPÇÃO NA NOITE PASSADA DO VULCÃO GRIMSVÖTN, NO SUL DO PAÍS.
OS RESPONSÁVEIS DA EUROCONTROL ANUNCIARAM ATRAVÉS DA REDE SOCIAL TWITTER QUE O ESPAÇO AÉREO ISLANDÊS PERMANECERÁ FECHADO DE FORMA TEMPORÁRIA, EMBORA NÃO PREVEJAM QUE A SITUAÇÃO AFETE O RESTO DO ESPAÇO AÉREO EUROPEU NEM OS VOOS TRANSATLÂNTICOS.

SEGUNDO DESTACARAM, A NUVEM DE CINZA JÁ SUPERA OS 12 KM E OS VENTOS SOPRAM DO NORTE OU NOROESTE. A EUROCONTROL DISCUTIRÁ O IMPACTO DA ERUPÇÃO DO GRIMSVÖTN E POSSÍVEIS MEDIDAS PARA A GESTÃO DO TRÁFEGO AÉREO EM COORDENAÇÃO COM OS CENTROS VULCÂNICOS DE LONDRES E TOULOUSE (FRANÇA).

A ÚLTIMA ERUPÇÃO DESTE VULCÃO OCORREU EM 2004 E DUROU POUCOS DIAS. O GRIMSVÖTN FICA EM UMA REGIÃO DESPOVOADA E NÃO HÁ HABITANTES EM UM RAIO DE 100 QUILÔMETROS AO REDOR DA CRATERA.
NO ANO PASSADO, A ERUPÇÃO DE OUTRO VULCÃO ISLANDÊS, O EYJAFJALLAJÖKULL, PROVOCOU UM CAOS AÉREO DURANTE SEMANAS QUE COLAPSOU O TRÁFEGO INTERNACIONAL DE TODA A EUROPA.


____________________________________________________________________


Todo mundo sabe que  a erupção vulcânica é um fenômeno da natureza quando o magma extravasa das profundezas da Terra  na superfície do Planeta. As lavas formam camadas que se solidificam em forma de rochas.
O que eu acho bem interessante é que o solo após esse derrame se torna mais produtivo, ele fica mais fértil e ótimo para a plantação.
Até mais
David   

sábado, 21 de maio de 2011

BALEIAS ENCALHAM EM MASSA

Especialistas em animais marinhos estão se preparando para o encalhe de até cem baleias-piloto nas ilhas Ocidentais, localizadas no norte da Escócia.
O grupo de baleias foi visto na tarde de quinta-feira na região de Loch Carnan. Cerca de 20 delas já apresentariam ferimentos nas cabeças, que teriam sido causados pelas tentativas das baleias de irem para a faixa litorânea da região, que é rochosa.
Baleias doentes ou feridas geralmente vão para as praias, onde morrem. No entanto, em alguns casos, baleias saudáveis seguem as que estão agonizando.
As equipes de resgate afirmaram que plataformas flutuantes infláveis já estão a caminho da região, para ajudar a colocar as baleias de volta ao caminho certo.
No entanto, as equipes informaram que as baleias estão fazendo muito barulho, o que pode ser um sinal de perturbação dos animais.

ÁGUAS PROFUNDAS
Integrantes do grupo BDMLR (sigla em inglês de Mergulhadores Britânicos de Resgate de Vida Marinha) estão cuidando do caso e temem que as baleias, uma espécie de águas profundas, morram em um grande encalhe. Esse seria o maior já registrado na Escócia.
Alasdair Jack, organizador das equipes de mergulhadores na Escócia, afirmou que evitar o encalhe dos mamíferos poderá fazer com que os animais passem por um sofrimento desnecessário e acabem encalhando em outro lugar.
"Em vez de tentar evitar cheguem à praia, vamos deixar que as baleias venham, e então tentaremos lidar com a situação", afirmou. "Temos vários flutuadores, que é nosso equipamento para lidar com as baleias, e mais destes equipamentos estão a caminho."
"Vamos deixar que as baleias façam o que quiserem e então esperar para ver o que acontece", disse.
O inspetor da SPCA (Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais, da Escócia), Calum Watt, disse que as baleias têm laços sociais fortes, o que significa que um mamífero pode seguir outro que esteja doente ou ferido até a praia.
"Neste momento, temos esperança que elas não encalhem, mas nossa preocupação é que as baleias feridas venham para a praia e sejam seguidas", disse.
"Tentar levar tantas baleias de volta poderá ser uma tarefa enorme e, se elas encalharem, vamos ter que decidir sobre a melhor forma de agir."
Segundo Watt, o maior número de baleias encalhadas que foram levadas de volta ao mar foi sete, em 1993. "Infelizmente, todas voltaram à praia e morreram", disse.

OUTRO GRUPO
Baleias-piloto podem chegar a mais de seis metros de comprimento e estão entre os animais marinhos mais comuns.
O operador de ecoturismo Stefe Duffield, que fotografou o grupo de animais, afirmou que não é comum ver baleias-piloto tão próximas da costa.
"Esta é uma espécie de águas profundas (...) raramente vista em lagos costeiros", afirmou.
Em outubro de 2010, outro coletivo de baleias-piloto foi visto na mesma região. Dias depois, 33 baleias, que pertenceriam ao grupo, foram descobertas mortas em uma praia da região.
"É incrível que um segundo grupo, desta vez provavelmente com mais do dobro de tamanho, tenha chegado à mesma área", disse Calum Watt. "Não há razão conhecida para que elas venham para o mesmo lugar."

 --------------------------------
Essa situação é muito triste, mas infelizmente não podemos fazer muito por elas neste caso.
Li a respeito e descobri que as baleias encalham geralmente porque já estão doentes e a  se deixam levar pelas correntes do mar.
Mesmo assim é uma situação que nos deixa muito impotentes, sem poder tirá-las de lá.
Até mais
David

sexta-feira, 20 de maio de 2011

GATOS ROSADOS

Gatos são achados com pelos rosados, no Reino Unido

Quatro filhotes de gatos com pelo rosado foram encontrados em uma fábrica de concreto no sul da Grã-Bretanha, informou a ONG Cats Protection.



De acordo com ONG britânica, os bichos podem ter sido coloridos por um pigmento usado na fabricação de concreto.

Na minha opinião é muito difícil que eles tenham se manchado com o pigmento, porque são bebês e a tinta não estaria na raiz como mostra a foto.
Vamos esperar para ver o que a internet fala sobre isso mais pra frente.
Até mais
David

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MICO LEÃO PRETO BRASILEIRO ESTÁ EM EXTINÇÃO

Um filhote de um mico-leão-preto nasceu nesta semana em um zoológico na ilha britânica de Jersey, ao sul da Inglaterra.
Esta é a primeira cria da espécie a nascer fora do Brasil nos últimos oito anos.

Os médicos do Fundação Durrell Conservation, que mantém o zoológico, realizaram uma cesariana.

O mico recebeu o nome de Francisco em homenagem ao chefe do departamento de veterinária do zoológico, Francisco Javier Lopez, que realizou a cirurgia. Ele está em extinção devido ao desmatamento das florestas. Os pais do Francisco vivem no zoológico da ilha.






Na minha opinião o Brasil devia tomar mais cuidado com as espécies que vivem aqui e não deixar desmatarem as  florestas colocando em risco nossos animais. Pra ser sincero isso dá até uma certa vergonha de nosso país.
Até mais 
David

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TSUNAMI

Resolvi falar sobre o que aconteceu no Japão só agora depois de aproximadamente 2dois meses porque achei muito triste tudo o que aconteceu naquele país, mas recentemente vi no canal nat geographic  um programa chamado  “ Tragédia no Japão “ . Pude ver bem como foi o terremoto, pois esse programa explicou tudo sobre o que ocorreu  lá.  Teve cenas muito fortes  de câmeras amadoras que não sabemos se quem estava filmando havia sobrevivido porque muitas foram extraídas de câmeras encontradas na tragédia. Em outro programa, o “ Tsunami: Busca e Salvamento” , também nesse meso canal ,  mostrou todo o resgate realizado por um grupo de ingleses, com seus cães de resgate, com cenas também muito tristes de  pessoas preocupadas e tudo mais.
Tinha vídeos incríveis que mostravam o tsunami, as ondas vindo e a pessoa que estava filmando morria era engolida pelo tsunami.
Passei muito tempo pesquisando sobre esse assunto e vendo outros lugares que foram atingidos por Tsunamis e este assunto é bem interessante. Soube que o maior que já ocorreu foi no Alasca  em 1958, quando 90 milhões de toneladas de rocha e gelo desabaram dentro de uma baía gerando uma onda de cerca de 50 metros de altura, elevando a água a 524m...terrível...

Peguei algumas fotos do Tsunami no japão  e uma no Alaska de outro Tsunami no ano de 1964.





Até mais 
David

terça-feira, 10 de maio de 2011

RABO DE PALHA

Olá Pessoal!
Sempre via esse pássaro em meu quintal, nas árvores e não sabia muito sobre ele.
Hoje estava olhando pela janela e avistei um. Tive a curiosidade de saber mais sobre ele até tentei tirar umas fotos.
Aí vai...



Ele vem à terra só pra se aninhar

Os rabos de palha passam a vida no alto-mar, a centenas de quilômetros da costa. Sobrevoam o oceano e pousam de tempo em tempo para descansar.
Essas aves freqüentam todos os oceanos do mundo, nas latitudes tropicais. Sua característica mais notável é o extraordinário comprimento das duas penas centrais da cauda: têm 30 a 40 cm mais do que as outras.  Sua plumagem é branca, com manchas negras sobre as asas. Acima dos olhos, têm uma faixa negra que mais parece uma sobrancelha grossa.
São grandes voadores, mas, ao contrário da maioria das aves marinhas, os rabos de palha não planam. Alimentam-se mergulhando sobre as presas que localizam de longe, peixes ou lulas, e retomam vôo em seguida.

Também é conhecido pelos nomes populares de: alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé e urraca.


Fotos que eu tirei pelo vidro da janela da sala: 




Fotos de Wagner Machado Carlos Leme e Flávio Cruvinel Brandão 



Até mais
David



 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

GATO " TIRA FOTOS" DO COTIDIANO COM CÂMERA NO PESCOÇO

O gato Cooper, de 5 anos, tornou-se um 'fotógrafo' conhecido graças a um experimento de seus donos. Com uma câmera automática, ajustada para disparar a cada 2 minutos, Cooper registra tudo o que vê durante o dia.


As imagens mostram outros animais que Cooper encontra nas ruas, seus esconderijos favoritos e os lugares explorados pelo gato na vizinhança de sua casa, em Seattle, nos Estados Unidos.
Michael e Deirdre Cross, os donos do animal, dizem que a ideia os ajudou a conhecer melhor o dia a dia e as necessidades do gato.
Segundo Michael, a ideia começou como um "experimento geográfico" para que o casal pudesse se certificar de que o animal não estava invadindo as casas dos vizinhos ou atravessando ruas muito movimentadas durante o dia.
No entanto, o casal diz ter ficado impressionado com a beleza das fotografias de Cooper.
Desde então, as fotos do animal já foram tema de duas exposições nos Estados Unidos, e são vendidas pela internet por até R$ 500.
Donos do animal, o casal Michael e Deirdre Cross diz que a ideia os ajudou a conhecer melhor o dia a dia e as necessidades do gato.

Algumas fotos tiradas pelo Cooper: 






Filho do casal


Michael Cross, que é cineasta, diz que uma das coisas mais interessantes do projeto é poder enxergar o mundo a 15 centímetros do chão, e descobrir o que os gatos vêem quando os humanos não estão por perto.


Achei bem interessante essa pesquisa e estou pensando em colocar uma câmera em minha gata Gracie que é bem aventureira, porque se eu colocar no meu gato Carne só sairiam fotos do pratinho de comida rsrsrsrs
Até mais
David