quinta-feira, 31 de março de 2011

Louva-a-deus


Oi!! Estive afastado, pois fui na casa da minha avó em SP e lá não tem internet então não deu  para postar.  Estou de volta com mais novidades.
O Louva deus é um inseto que tem bastante na casa da minha avó. Os que eu vi  lá são na coloração marrom e muito ativos.
O problema é que a minha avó fica o tempo todo querendo exterminá-los rsrsrs e eu sempre querendo salvá-los... 

NOME COMUM: Louva-a-deus
NOME EM INGLÊS: Praying Mantis
NOME CIENTÍFICO: Mantis religiosa
FILO: Arthorpoda
LASSE: Insecta
ORDEM: Orthoptera
FAMÍLIA: Mantidae
COMPRIMENTO: (fêmea): Cerca de 5 cm
CABEÇA: triangular, que se movimenta facilmente
ANTENAS: curtas e delgadas
COR: verde ou castanho
ENVOLTÓRIO DOS OVOS: 4 cm de comprimento, 2 cm de largura


O Louva deus é um inseto carnívoro, ou seja, ele se alimenta de outros insetos como mosquitos. Ele tem olhos muito desenvolvidos e por isso enxerga muito bem, o que ajuda quando precisa caçar para se alimentar. Suas patas dianteiras (da frente) são usadas para caçar. O louva deus fica parado nas plantas esperando. Quando um outro inseto chega perto, ele rapidamente pega este mosquito ou borboleta com suas patas.
O Louva deus tem este nome justamente porque enquanto espera outro inseto fica com as patas paradas como se estivesse *rezando*.
O louva deus tem patas traseiras (pernas) muito fortes que são usadas para andar, pular e ajudar quando vão voar. Eles vivem em matas e áreas de muita vegetação, sendo que conseguem se confundir com as plantas por causa de sua cor e por ficarem imóveis por longos períodos de tempo. Isso é importante para que não sejam comidos por outros animais, como pássaros e morcegos.
Apesar de serem muito diferentes, os louva deus são parentes das baratas e dos grilos. Mas o louva deus é bem vindo, principalmente nas plantações porque ajuda a combater os insetos que destroem as plantas.
Existem mais de 2000 espécies de Louva deus em todo o mundo, mas quase todos vivem em locais de temperaturas quentes (regiões tropicais e sub-tropicais).


 Fonte que extraí as informações: 
http://www.saudeanimal.com.br
Até mais
David

quinta-feira, 17 de março de 2011

Aranha camelo(camel spider)

Segundo me dizem as mensagens no correio eletrônico, não é só com as tropas de Moqtada Al-Sadr e com os aliados desertores que os americanos se têm que preocupar nesta guerra que travam no Iraque.
Aparentemente existe um animal típico daquelas bandas, conhecido entre as tropas por Aranha Camelo (Camel  Spider), que a foto acima reproduz (na foto acima, tirada por soldados americanos, um exemplar está a comer o outro, literalmente...).
Esta "simpática" aranha tem algumas capacidades impressionantes: têm até 15 cm de comprimento, conseguem deslocar-se a uma velocidade de 10 milhas por hora (cerca de 15 km/h), são animais noctívagos, de dia só se deslocam na sombra. De acordo com o que se sabe, ser mordido por uma delas é equivalente a ser injetado com novocaina, fica-se imediatamente paralizado. O pior é que a picada é indolor, pelo que se durante o sono uma destas morder, no dia seguinte, caso acorde, falta "qualquer coisa", pois elas são carnívoras... 
As tropas americanas têm encontrado espécies destes diariamente no Iraque!



Eu gostei porque esse bicho pode ir ate 15 km por hora. Isso é bastante velocidade para uma aranha!
Até mais
David

domingo, 13 de março de 2011

OCTÉROPODO

Olhando não saberíamos que bicho é esse, com suas orelhas de mula, focinho de porco e hábitos de um tamanduá, este é o Orictéropo.
Este animal vive nas savanas e planícies da África, chamado de “porco da terra” em alguns países, ele não é nem de longe parente do porco que conhecemos.
O Orictéropo pode pesar de 40 a 100 Kg, alimentando-se de insetos, frutos e pequenos roedores e principalmente de formigas e cupins, usando sua longa língua revestida de uma substância pegajosa.
A dentição do animal é única entre os mamíferos, seus dentes não são revestidos e desgastam-se, por isso crescem continuamente.
O Orictéropo não tem importância econômica para o homem, isso o ajuda estar fora da lista de animais em extinção.



Achei esse animal bem interessante e feliz por ele estar fora da lista de animais em extinção.

David

SOBRE A ÁGUA VIVA

Olá Pessoal!!
Este post é para agradecer o Professor Décio Escobar por me esclarecer que a geléia branca encontrada na areia do mar, que eu estava em dúvida é uma Água Viva mesmo e tb conhecida como Mãe d'água aqui no litoral catarinense.
Não deixem de acessar o blog do Professor Décio, pois eu achei muito interessante e tem muitos assuntos interessantes...
 http://domescobar.blogspot.com/
Até mais
David

sexta-feira, 11 de março de 2011

Água Viva



Elas são quase transparentes e têm a consistência gelatinosa. A água-viva parece um animal inofensivo, mas quando entra em contato com a pele humana pode provocar queimaduras leves e até irritações graves.

A água-viva ou medusa pertence ao grupo dos cnidários. Na costa brasileira não há espécies deste animal que levem à morte, mas em outros países, como Austrália, por exemplo, há registros de casos fatais.

Estes animais possuem células especiais chamadas de cnidoblastos, que liberam uma substância urticante que acaba irritando a pele. No Brasil, as espécies que possuem ação tóxica sobre o homem são a Chiropsalmus quadrumanus (de pequeno porte e encontrada no litoral nordeste) e Tamoya haplonema (animais maiores, normalmente encontrados em mar-aberto).

Outro animal, confundido com a água-viva é a caravela, que possui tentáculos que podem medir até três metros de comprimento. As caravelas vivem em mar aberto e as correntes marinhas acabam arrastando estes animais até as praias. Se os tentáculos destes animais entrarem em contato com a pele humana, podem causar inchaço, vermelhidão, muita dor e coceira.



Autor(a): Mariana Mesquita.
Fonte: Fundação para Desenvolvimento das Ciências.



Venho pesquisando sobre esse animal, mas  a minha dúvida é se existe gelatina do mar, ou se todas essas gelatinas transparentes que eu encontro na areia são águas- vivas ou se são apenas essa tal gelatina que as pessoas daqui me falam. Já pesquisei pela net, mas não encontrei nada sobre essa gelatina, portanto estou achando que se trata de água viva.
Enviei e-mail para especialistas, vamos aguardar se alguém responde e então trarei a certeza para voces.


Até mais...
David 

segunda-feira, 7 de março de 2011

Lugares Ecológicos Em Todo o Planeta



Wendy Brawer, eco-designer e grande inovadora social…


Em 1991, começou criando um mapa de todos os lugares ecólogicos e culturais em New York,…
Agora  a website dela, mostra isso em 55 países,  com 15.632 lugares para visitarmos !! :-)
Você pode achar tais lugares em português, assim como outros 51 idiomas!
Abrindo o mapa podemos interagir, sugerir, comparar, compartilhar e deixar recados.
Por anos e anos o homem teve a audácia e a capacidade de ‘conquistar’ a natureza, agora precisamos deste tipo de ser humano, para que ela não nos espanque até a morte.
Visite e encontre tudo em português, e onde ir nos países de seu idioma:
♥ http://www.opengreenmap.org/pt-br/inicio

(Adicionem os que você conhece na sua cidade)

Em inglês: (149 places to visit)
♥ http://www.greenmap.org/

(foto da Wendy tirada por Rebecca Vaughan)

Olá Pessoal!!
Vamos contribuir com esse trabalho que eu achei o máximo!!
Podemos comentar e acrescentar...
Vamos lá
Até mais 
David

sexta-feira, 4 de março de 2011

CASTRAÇÃO

Aqui em casa temos muitos animais e pretendemos castrar todos. Já começamos a fazer isso, porque como são muitos temos que fazer aos poucos, pois hoje está custando R$ 100,00 cada  macho e R$ 150,00 a fêmea.
Pensamos no bem deles, embora eu fique bem preocupado quando eles tem que ir ao veterinário.

Pesquisei um pouco a respeito e encontrei esse site:
   http://www.animaisos.org/
Aqui voces poderão saber tudo sobre os mitos e verdades sobre a castração.


            Ajude a combater a superpopulação e o abandono:
                  castre seu  cão ou gato, machos e fêmeas!  

Até mais
David

JAGUATIRICA

A luz da lua e das estrelas, coada pela folhagem espessa da mata, recobre de manchas irregulares os galhos e o solo mais abaixo. Contra esse fundo pintado de claro e escuro, o pêlo da jaguatirica torna-a quase invisível.
Em seu andar macio e ágil de felino, ela percorre a floresta para caçar, toda noite. Com organismo parecido com o doleão, do leopardo e da onça (carnívora, intestino curto, digestão rápida), ela não pode passar muito tempo sem comer. Nem escolher muito, contanto que se trate de carne viva, e de bicho que ela possa vencer em combate (ao contrário da onça, que é mais voraz, a jaguatirica despreza os peixes, que a onça pesca e ela não). Ataca e devora quatis, macacos, veados e principalmente aves.


 Na floresta, nem o ouriço lhe escapa.
Quando topa com um, fica rodeando até poder esmagar-lhe a cabeça com uma potente abocanhada.
Depois, arranca todos os espinhos do bicho (e alguns do próprio focinho, que fica bem espetado durante o combate) e só então vai comê-lo.
Assim apta para a vida de violência, e muito prolífera, a jaguatirica é animal bastante comum nas florestas de toda a América.

As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos.
O período de gestação varia de 70 a 95 dias. As fêmeas chegam à idade adulta em um ano e meio, os machos aos dois anos.
Em cativeiro estima-se que viva cerca de 20 anos, é possível que viva menos na natureza.



Alimenta-se de mamíferos pequenos e médios, como roedores, macacos, morcegos e outros. Come também lagartos, cobras e ovos de tartarugas. Caça aves, e alguns são bons pescadores. A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg.
No Brasil, ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal e Caatinga.
Bicho feroz e forte, apesar do tamanho, a jaguatirica abate com facilidade animais de porte bem maior que o dela.
É o caso do veado: se não puder fugir, tem apenas um minuto de vida.


Acessem esse site pois lá tem um monte de animais para pesquisa, eu recomendo, é bem legal.

                                                           http://www.ninha.bio.br/

Imaginem que uma escola de samba de São Paulo quer desfilar com uma Jaguatirica no sambódromo. Achei uma judiação isso, porque esse animal está em extinção. Ainda bem que o IBAMA proibiu e disse ser crime ambiental.
Até mais
David

quarta-feira, 2 de março de 2011

ROMENOS PROTESTAM CONTRA SACRIFÍCIO DE CÃES DE RUA

Ativistas pelos direitos dos animais protestam em frente ao Parlamento romeno em Bucareste contra o sacrifício dos cães de rua.
Junto com as pessoas, vários cães participaram do protesto.
Cerca de 150 pessoas de toda a Romênia se reuniram para protestar contra o sacrifício de cães de rua.

Hércules, um pequeno cão que foi resgatado de um acidente que deixou suas pernas traseiras paralisadas, participa de uma manifestação de ativistas dos direitos dos animais contra os planos de sacrifício dos cães de rua em Bucareste, na Romênia

Fonte: Terra

Eu sou contra essa brutalidade e queria mesmo conseguir ser vegetariano para nunca nem pensar em sacrificar um animal.
Ontem encontrei minha gatinha Flora morta no quintal. Tenho dúvidas se ela foi vítima de um ser humano, mas rezo e até prefiro acreditar que ela foi mordida por algum inseto, ou mesmo tenha morrido naturalmente. Prefiro acreditar no amor e não na maldade.

Até mais
David

terça-feira, 1 de março de 2011

INTELIGÊNCIA CANINA

Cachorros são realmente animais muito inteligentes, capazes de aprender por associação e com grande memória, podendo lembrar de diversos truques e situações por muito tempo. A inteligência dos cães permitiu que fossem e ainda sejam treinados para as mais diversas funções, desde de regras de higiene básicas, pequenos truques, até as grandes demonstrações de compreensão e inteligência que podemos ver em cães-guia  e cães de pastoreio entre outros.
Algumas pessoas pensam que, por serem tão espertos, os cachorros vão entender tudo sozinhos, que eles ” já nascem treinados”. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado com o cão. Todos os cães, independentemente da raça precisam ser ensinados pelo dono para aprenderem as regras da casa ou usarão sua inteligência para “descobrir como destampar a lata de lixo”, “aprender como fugir de cercados” ou “como abrir portas” entre outras demonstrações de inteligência que normalmente incomodam os donos. Desde cedo é preciso mostrar ao filhote o que ele pode e não pode fazer, e nunca abrir exceções. Cães não entendem a linguagem humana, se você disser: “só dessa vez” por mais esperto que seja ele não vai entender que não deve subir no sofá de novo, mas quase com certeza será esperto o suficiente para perceber que se insistir pode conseguir novamente.
Alguns cães são tão espertos que “adestram” seus donos ao invés de serem adestrados por eles. Quando um cachorro chora pedindo comida e nós atendemos ao pedido estamos fazendo a vontade do cachorro, ou seja, o cão ensinou o dono a dar o petisco sempre que ele pedir, alguns cães “ensinam” seus donos a fazerem carinho quando latem e não é incomum ouvir donos reclamarem que só conseguem fazer o cachorro parar de latir fazendo carinho. Todos estes comportamentos começam aos poucos e podem ser evitados com uma educação adequada. Se o futuro dono de um cachorro tiver em mente que deve adestrar seu cachorro e não “ser adestrado por ele” a convivência entre os dois será bem melhor.
A inteligência individual do cachorro entretanto depende de vários fatores, como o ambiente onde vive e a quantidade de estímulos que recebe, mas também depende da raça. Um dos maiores estudiosos do assunto é o Dr. Stanley Coren que publicou um livro sobre o tema em 1994. Seu livro ” A inteligência canina” contém um ranking de inteligência que enumera diversas raças de cães de 1 a 79 de acordo com sua inteligência. Contudo, nem mesmo o Dr. Stanley Coren com sua extensa pesquisa envolvendo criadores e adestradores conseguiu agradar a todos. Muitos donos de cães de raças consideradas menos inteligentes pelo livro argumentaram que seu cachorro era muito mais inteligente que o cão do vizinho, de uma raça teoricamente mais esperta.
A verdade é que o ranking de inteligência canina do Dr. Coren deve ser entendido mais como um ranking de adestrabilidade que como um ranking de inteligência propriamente dito. As raças que ocupam as primeiras colocações são aquelas que respondem bem a treinamentos e memorizam comandos mais rapidamente, ou seja, possuem um tipo de inteligência mais adaptado à convivência com humanos, um desejo de agradar seus donos mais evidente e um poder de concentração maior. Outras raças, presentes nas últimas colocações do ranking não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, não por serem mais “burras” mas, aparentemente por terem menos paciência e se distraem facilmente com o ambiente. Em geral cães de raças originalmente de caça costumam se distrair facilmente pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa.

Esta é uma galeria de fotos dos meus 2 cachorros que eu amo:
                        
                                                        CORAGEM E FLOCKINHO


                                                                
                                                                    CORAGEM

                                                                   FLOCKINHO

                                                            EU E FLOCKINHO BEBÊ

                                                                 EU E CORAGEM

                                           MINHA IRMÃ STELLA E FLOCKINHO BEBÊ

Apesar de tudo, o ranking continua sendo a melhor referência para futuros donos se informarem. Donos que desejem que seus cães sejam obedientes e bem treinados não deverão escolher uma raça como o borzoi ou o Buldog inglês, ou, caso escolham, devem estar conscientes que terão bastante trabalho.
1. Border Collie
2. Poodle
3. Pastor Alemão
4. Golden retriever
5. Doberman
6. Pastor de Shetland
7. Labrador
8. Papillion
9. Rottweiler
10. Australian Cattle Dog ou Boiadeiro Australiano
11. Welsh Corgi Pembroke
12. Schnauzer Miniatura
13. Springer Spaniel
14. Pastor Belga Tervuren
15. Pastor Belga Groenandel
        Schipperke
16. Collie
        Keeshound ( Spitz lobo )
17. Braco Alemão de Pelo Curto
18. Cocker Spaniel Inglês
        Flat Coated Retriever
        Schnauzer Standard
19. Spaniel Bretão ou Brittany
20. Cocker Spaniel Americano
21. Weimaraner
22. Pastor Belga Malinois
        Bernese Montain Dog
23. Spitz Alemão Anão
24. Cão D’água Irlandês
25. Vizsla
26. Welsh Corgi Cardigan
27. Yorkshire Terrier
        Chesapeake Bay Retriever
Puli
28. Schnauzer Gigante
29. Airedale Terrier
        Bouvier de Flandres
30. Border Terrier
        Briard
31. Springer Spaniel Gaulês
32. Manchester Terrier
33. Samoieda
34. Field spaniel
        Terra Nova
        Terrier Australiano
        American Stafford Terrier
        Gordon Setter
        Bearded Collie
35. Setter Irlandês
        Cairn Terrier
        Kery Blue Terrier
36. Elkhound Norueguês
37. Pinscher Miniatura
        Affenpinscher
        Soft Coated Wheaten Terrier
        Silky Terrier
38. Norwich Terrier
39. Dálmata
40. Soft Coated Wheaten Terrier
        Bedlington Terrier
        Fox Terrier Pelo Liso
41. Curly Coated Retriever
        Wolfhound Irlandês
42. Kuvasz
        Pastor Australiano
43. Pointer
        Saluki
        Spitz da Finlândia
44. Cavalier King Charles Spaniel
        Braco Alemão de Pelo Duro
        Coonhound preto e fogo
        Cão D’água Americano
45. Husky siberiano
        Bichon Frisé
        Spaniel Toy Inglês
46. Spaniel do Tibet
        Foxhound Inglês
        Foxhound Americano
        Greyhound
        Grifo de Aponte de Pelo Duro
47. West highland white terrier
Deerhound escocês
48. Boxer
        Dogue Alemão
49. Teckels
Stafforshire Bull Terrier
50. Malamute do Alaska
51. Whippet
        Shar Pei
        Fox Terrier Pelo Duro
52. Rodesian
53. Ibizan Hound
        Welsh Terrier
        Irish Terrier
54. Boston Terrier
Akita
55. Skye Terrier
56. Norfolk Terrier
        Sealyham terrier
57. Pug
58. Bulldog Francês
59. Grifo Belga
        Maltês
60. Galgo Italiano
61. Cão de Crista Chinês
62. Dandie Dinmont Terrier
        Pequeno Grifo da Vendéia
        Terrier Tibetano
        Chin Japonês
        Lakeland Terrier
63. Old English Sheepdog
64. Cão dos Pirineus
65. São Bernardo
        Scottish Terrier
66. Bull Terrier
67. Chihuahua
68. Lhasa apso
69. Bullmastife
70. Shih Tzu
71. Basset Hound
72. Mastin Napolitano
        Beagle
73. Pequinês
74. Bloodhound
75. Borzoi
76. Chow Chow
77. Bulldog Inglês
78. Basenji
79. Afghan Hound


Referências utilizadas:
A Inteligência dos Cães,Stanley Coren

Acessem o site de onde tirei as informações: http://www.seucachorro.com
é bem legal
Até mais
David